Amenófis IV [02]



17:48, é muita gente que está ao meu redor, o silêncio é sepulcral, rapidinho isto aqui lotou de pessoas, o faraó começou a falar, parece-me que ele disse o seu nome, Amenófis, e a multidão agora está gritando em sua direção, Aquenáton, Aquenáton, Aquenáton!, certamente, não tenho a menor dúvida, trata-se do Faraó que implantou um Deus Único, ou seja, o Sol no Egito, neste nomento o dia está no crepúsculo, porque o Rei Astro está se pondo, é um instante sublime, vendo o Faraó apontando pro sol e o povo gritando inúmeras vezes, Aquenáton, Aquenáton, Aquenáton, Aquenáton!, e assim, o pátio está se esvaziando, cada um correndo atrás dos seus afazeres, porque a noite está chegando, olho para a imensa janela e não vejo mais a figura do governante, e, como num passe de mágica, tudo está se transformando numa quietude assustadora, pois é, pelos meus conhecimentos de História, pois sou formado nesta matéria, não é nada mais e nem nada menos que o famoso Faraó que aboliu os deuses milenários do Egito, destruindo assim, a classe poderosa dos sacerdotes, de modo que, esta cidade onde estou, foi edificada por ele, o Aquenáton, para fugir das perseguições que vem sofrendo, enfim, no meio desta enorme praça, presenciei, ou melhor, tive o privilégio de conhecer ao vivo, uma rápida manifestação do homem mais corajoso da História, chamado Aquenáton IV.

Anibal Werneck de Freitas, 23.04.2024. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Momento crepuscular

Gautama.

Imaginação