Conceição



18:03, estou na escada que vai até à entrada da igreja, ou seja, uma porta antiga de madeira, bem grande, e, é hora da Santa Missa, o  altar já está pronto pra celebração, e os fiéis estão sentados nos bancos, esperando o culto começar, sendo assjm, vejo o coroinha segurando o missal, e logo atrás, o padre de mãos postas, num estado contrito, subindo a escadinha do altar, e assim, o padre, 'Introibo ad altare Dei'. 'Ad Deum qui letificat juventute mea', responde o ajudante, pois é, estou dentro do templo, e ninguém me notou, na verdade, estou completamente invisível, vivendo um momento, que só me acontece no crepúsculo, é uma sensação que não consigo explicar, e, desta maneira, estou andando no corredor do meio, vendo as pessoas nos bancos, muitos de terço nas mãos, rezando com grande fervor. Pois é, já ia me esquecendo, como tenho algum conhecimento de latim, porque estudei em seminário, portanto, a tradução da frase, proferida pelo Sacerdote é, subirei ao altar de Deus, e a do coroinha, a Deus entrego a minha juventude. Este diálogo me faz situar numa época em que a língua dos antigos romanos era obrigatória em todas as cerimônias católicas, e que só foi abolida pelo Concílio Vaticano II, no final dos anos 60, na regência do papa João XXIII, agora são18:29, devo parar, meu tempo crepuscular terminou e, já estou de volta pro meu quarto.. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Momento crepuscular

Gautama.

Imaginação